terça-feira, 16 de junho de 2015

Estamos passando por um momento de crise economica em nosso país, e com o crescimento desta crise vem o tão temido desemprego.

Há alguns anos eu me deparei com a seguinte frase de Henry Ford:


" O insucesso é apenas uma oportunidade de começar de novo com mais inteligência."
Claro que a economia naquele tempo era outra, estavamos vivendo um momento em que o dinheiro circulava muito e a harmonia estava em alta no país.

Lembro que eu era coordenador de escritório de uma grande empresa de serviços, e que era uma manhã fria de agosto. Cheguei ao escritório e vi que um dos vendedores estava por demais desanimado, então como sempre gostei de ajudar (desde o tempo em que eu era um promotor de pós vendas), e de entender o que está acontecendo com os meus liderados, perguntei a ele o que tinha acontecido, e ele me contou de seu fracasso em uma negociação com cliente, uma rede de postos de gasolina e supermercados de uma cidade no interior do Estado do RS.

Passamos o dia encontrando, ou tentando encontrar, motivos pelos quais a negociação tivesse falhado, e formas de retomarmos esta que seria a salvação das metas do escritório por alguns meses!

Fomos para casa e refletimos sobre nosso "insucesso".

No outro dia cheguei ao escritório pela manhã e escrevi a frase de Henry Ford no quadro de entrada, na recepção da empresa.

Todas as pessoas ao chegarem falavam da frase, e ao meu ver gostaram e ficaram muito motivadas.

O consultor ao chegar por volta das 10:30h, pois estava em visita, leu a frase e foi até a minha sala 
com um grande sorriso no rosto e muito motivado a reiniciar o plano de ação para atingirmos nosso objetivo, vender para este cliente.

Montamos um novo plano de ação, reformulando as que ele havia tomado no dia de sua reunião e partimos para o ataque! (desta vez fui junto, pois fazia parte de nossa estratégia reformulada).

Conseguimos vender ao cliente. Exatamente com as mesmas ações que ele havia preparado, apenas acrescentamos alguns pontos que achamos importantes.

O que esta história tem a ver com a crise do desemprego no País?

Ela tem muito a ver, pois estar desempregado para muitos é um insucesso, mas podemos usar este insucesso com muita inteligência, podemos juntar novas idéias, podemos fazer novos cursos, aprender novos oficios, enfim nos reinventar... e quem sabe não encontramos uma nova profissão, um novo caminho a seguir, quem sabe não é este o momento de recomeçarmos com mais inteligência!

Pense nisto, e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário